Mito do inchaço
CURSO:MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO
DISCIPLINA:GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: Políticas e Desafios Contemporâneos
PROFESSOR:REGINA SILVIA PACHECO - regina.pacheco@fvg.br ; tel. 3799.3736 ou 3446; cel. 8111.5192
PERÍODO:MANHÃ SEMESTRE/ANO:1º/2012
PROGRAMA
OBJETIVOs DA DISCIPLINA
Desde 1995, a organização e funcionamento do aparelho do Estado, no Brasil, têm sido alvo de novas propostas de reforma; o campo da “gestão pública” ganhou status de política pública. Tais propostas difundiram-se pelas três esferas de governo, pressionadas pelo ajuste fiscal, mas também por demandas sociais em prol de accountability e resultados.
Esta disciplina visa analisar as políticas voltadas à melhoria de gestão pública no Brasil, propostas a partir da Reforma Gerencial de 1995, chegando à agenda atual. Pretende identificar os fóruns, atores e debates em torno das propostas, assim como fazer um balanço dos avanços e principais desafios à sua implementação.
Será dada ênfase às ações direcionadas à macro-estrutura, gestão da força de trabalho, novos formatos organizacionais e contratualização de resultados. conteúdo resumido
Administração Pública como campo de pesquisa
Políticas de gestão pública nas duas últimas décadas: visão panorâmica sobre a experiência internacional
Brasil, políticas públicas voltadas à gestão: desafios, propostas e balanço da implementação. Macro-estrutura, gestão da força de trabalho, novos formatos organizacionais e contratualização de resultados.
Experiências estaduais; o “Choque de Gestão” em Minas Gerais.
Políticas para a gestão pública: agenda atual e perspectivas
METODOLOGIA
A disciplina é desenvolvida por meio de aulas expositivas, debates e apresentação de casos pelos participantes. É imprescindível a leitura dos textos previamente às aulas; a cada aula, uma questão central orientará o debate – o alino deverá demonstrar ter-se preparado para debater a questão, a partir dos