Mit - arquitetura contemporanea
História da Arquitetura
Arquitetura Contemporânea: “The Ray And Maria Stata Center – MIT”
São Paulo
[Maio/ 2010]
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
História da Arquitetura
Arquitetura Contemporânea: “The Ray And Maria Stata Center – MIT”
Disciplina: História da Arquitetura II
Professor: Rafael Manzo
Turma: AN2AU
Alunos: Giogio F. da Silva / Brisa Oliveira
São Paulo
[Maio/ 2010]
The Ray And Maria Stata Center - MIT
A arquitetura contemporânea integra o novo com o antigo, ou seja, abarca todos os movimentos da arquitetura, tendências e técnicas da atualidade. Como exemplo deste novo estilo “eclético” da arquitetura discutiremos sobre o complexo de edifícios “The Ray And Maria Stata Center – MIT” do arquiteto Frank O. Gehry que surpreende a todos pela complexidade e abstração das formas, que são as principais características que o denominam como contemporâneo além dos materiais utilizados como revestimento em vidro, alumínio branco e amarelo, aço inoxidável. Uma maneira que o arquiteto utilizou para que as pessoas que iriam ocupá-lo se familiarizassem e contextualizassem rapidamente o complexo foi a utilização de tijolos amarelos no revestimento de algumas áreas e edifícios, material bastante utilizado na região.
O MIT é um dos edifícios mais engenhoso de Frank O. Gehry, inaugurado em 2004, é um dos mais novos complexos de edifícios do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e, segundo o próprio Frank O. Gehry, “brilha como uma festa de robôs embriagados, reunidos para celebrar”. Com formas curvas, planos inclinados ângulos diversos, torcidos, a assimetria utilizada,... Foi criado para ampliar as salas de aula e os laboratórios destinados à inteligência artificial, tecnologia da informação e Ciências da Computação do intituto.
Este projeto recebeu críticas positivas e negativas de arquitetos e moradores do entorno. Alguns dos comentários dizem que o complexo, assim como as demais