MISTURAS
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras. Existem dois tipos básicos de misturas, que são:
- Heterogênea: é possível distinguir visualmente os elementos que a compõem, ou seja, apresenta duas ou mais fases.
-Homogênea: é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas como no início. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase.
Nesta prática, alguns métodos de separação de misturas foram executados. São eles: filtração simples, filtração à vácuo, decantação, dissolução fracionada, sublimação e destilação simples.
Metodologia
Materiais utilizados: a) Filtração simples: papel filtro, óxido de cálcio, Bécker, bastão de vidro, funil e água destilada. b) Filtração à vácuo: óxido de cálcio, água destilada, funil de Büchner e Kitassato e papel filtro. c) Decantação: argola de sustentação, suporte universal, funil de separação, sulfato de cobre e éter. d) Dissolução fracionada: enxofre, sulfato de cobre pentahidratado, pistilo, almofariz, papel filtro, funil e bécker. e) Sublimação: cloreto de sódio e iodo, copo de becker, chapa de aquecimento e vidro de relógio. f) Destilação simples: termômetro, tubo conectante de vias, balão de fundo redondo e pedras de porcelana, mantas de aquecimento, mesa elevatória, condensador reto, tubo conectante de saída, Erlenmeyer, suporte universal, garra para condensador com mufa, garra para condensador e mufa, entrada de água e saída de água.
Métodos utilizados: Na filtração simples, basta despejar a mistura no funil. O papel filtro se encarrega de fazer a filtração. Obs.: é importante dobrar adequadamente o papel. Na filtração à vácuo, o processo é muito parecido com o da filtração simples, porém existe um sistema de vácuo, que fica dentro do recipiente, abaixo do funil. Este vácuo, agiliza o processo, deixando-o mais rápido. Na decantação, a mistura foi agitada