Misturas azetropicas
O gráfico mostra o comportamento da temperatura de acordo com o tempo.
OBS: Cada substância apresenta temperatura própria para a Fusão e Ebulição. (Característica física das substâncias)
GRÁ FICO DE AQUECIMENTO DE MISTURA
O gráfico mostra que as misturas iniciam as respectivas mudanças de estado físico numa temperatura e encerram em outra.
Misturas Azeotrópicas Se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição (PE constante).
Exemplos: álcool etílico + água, acetona + metanol, álcool etílico + clorofórmio. Mistura azeotrópica: PF varia e PE permanece constante. O intervalo de fusão é indicado após o líquido passar pelo estado sólido.
Misturas Eutéticas: Se comportam como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão (PF constante). Exemplos: ligas metálicas em geral. A solda é uma mistura eutética de Estanho e Chumbo. O bronze é uma mistura de cobre com estanho, impossível separar por fusão.
Mistura eutética: PF constante e PE variando. Repare que o intervalo de ebulição é indicado pela ascensão da reta, ou seja, a temperatura aumenta (varia), enquanto que o ponto de fusão é indicado pelo traço linear (constante).
Processos de separação de misturas
Misturas heterogêneas
Catação
Peneiração
Flotação
Levigação
Decantação
Dissolução fracionada
Separação magnética
Centrifugação
Catação Peneiração Flotação
Usando a mão ou a pinça, separam-se os componentes sólidos.
Usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras com malhas diferentes.
Trata-se a mistura com um líquido com densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o