misterios
Desbastei a pedra bruta interior, deixando que os sublimes ideais da maçonaria entrassem no meu íntimo, aprimorando minhas virtudes, e afastando os meus vícios de minha educação profana, permitindo assim, compreender toda a importância dos ideais maçônicos.
Irmãos Companheiros, devemos observar atentamente as ferramentas do nosso grau, decifrando o significado de cada uma, e quando conseguirmos, certamente, elas nos terão fornecido todos os ensinamentos de que possamos necessitar para vencermos a luta pelo aperfeiçoamento do nosso carácter e da conduta de um maçom bom, justo e esclarecido.
A palavra de passe Schibolé que significa abundância, e está representada no painel da loja por uma espiga de trigo junto a queda dágua, essa palavra teve sua origem na guerra dos Efrainitas contra os Gleaditas comandada por Jefté, famoso general Gleadita, evitando a fuga dos inimigos.
Tendo a palavra de passe temos permissão para subir a escada em caracol, constituída por 3, 5, 7 uo mais degraus, por que três governam a loja, cinco a constituem e sete ou mais a tornam perfeitas.
Passando a câmara do meio devemos observar o triangulo equilátero tendo no centro a letra G (Iod), que significa DEUS, o Grande Geômetra do Universo que devemos humildemente venerar.
Apesar do caminho tortuoso e a subida difícil, a esperança de, pela diligência e pela perseverança, chegar a idade madura como um esclarecido Mestre, fazendo da Geometria o principal estudo, e ainda ajudado pela luz da razão e da ciência, possamos vencer as inúmeras dificuldades encontradas em nossos caminhos.
Devemos refletir de como usar a sabedoria e o conhecimento, para valorizar ainda mais o glorioso trabalho com o qual devemos moldar permanentemente as nossas almas, os nossos espíritos, de modo que possamos concluir, dentro de