Missão e visão de uma empresa
Jéssica Evellyn Santos Menezes
Professora: Nádia
Missão e visão de uma empresa
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."
A Missão mostra, ainda, a definição do negócio. Muitas vezes, a Missão é Confundida com a Visão. Mas as diferenças são nítidas. Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada. Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer. Mas outras variáveis podem ser acrescentadas para complementar ou deixar mais clara a missão, como onde faz, para quem, de que forma e por que faz: a declaração de missão comercial é composta por 3 componentes essenciais:
Chave de mercado - Qual é o tipo de cliente/consumidor que você deseja? (generalize, se necessário)
Contribuição - Qual o produto ou serviço que você fornecerá a esse cliente?
Distinção - O que torna seu produto ou serviço único, para que o cliente possa escolher você?
Estes são exemplos de empresas que englobam os três componentes essenciais em uma declaração de missão:
McDonalds - "Fornecer ao consumidor de