Missa da oitava da pascoa
São João, apóstolo evangelista
Antífona de entrada:
Foi João que na ceia repousou sobre o peito do Senhor: feliz apóstolo a quem foram revelados segredos do reino e que espalhou por toda a terra as palavras da vida. * Canto de entrada * Acolhida * Ato penitencial * Glória
Oração do dia:
Ó Deus, que pelo apóstolo São João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por nosso Senhor Jesus...
Acreditando nas palavras de Maria Madalena, o discípulo amado corre para se encontrar com o Senhor. Ele nos transmite, depois de ver e ouvir, sua mais profunda experiência de Ressucitado.
Primeira Leitura: (1 João 1,1-4)
Início da primeira carta de São João – Caríssimos, 1o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da palavra da vida – 2de fato, a vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –, 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa. – Palavra do Senhor. Salmo Responsorial: 96(97)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
1.Deus é rei! Exulte a terra de alegria, / e as ilhas numerosas rejubilem! /Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, /que se apoia na justiça e no direito.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
2. As montanhas se derretem como cera/ante a face do Senhor de toda a terra; / e assim proclama o céu sua justiça, /todos os povos podem ver a sua glória.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
3. Uma luz já se levanta para os justos, / e a alegria, para os retos corações. / Homens justos, alegrai-vos no