Miserias Do Processo Penal
DIREITO – 3º PERÍODO – NOTURNO
RAGIDA HAMMOUD HAMMOUD
RESENHA DO LIVRO MISÉRIAS DO PROCESSO PENAL DE FRANCESCO CARNELUTTI
PARANAGUÁ – PR
2015
Resenha crítica do livro Misérias do Processo Penal
De Francisco Carnelutti.
Neste livro, As Misérias do Processo Penal, do celebre autor Francisco Carnelutti, um claro convite à reflexão acerca do processo penal, do caminho por ele percorrido e dos dilemas por ele provocados! Percebe-se, já nas primeiras páginas da obra, uma visão humana do autor sobre o processo penal e todos os envolvidos nele.
O autor apresenta, logo no prefácio, o tema do seu livro: O Processo Penal, considerando-o, devido ao interesse dedicado a ele pelos jornais e pelo público em geral, uma forma de diversão, de fuga das pessoas dos seus próprios problemas e inquietações para se ocuparem com os dramas dos outros. Ele começa comparando o processo a um espetáculo de cinema ou ao circo Romano com seus gladiadores e descreve a incivilidade do público diante tais espetáculos e convida os juristas a debruçar-se sobre este processo afim de aperfeiçoá-lo numa tentativa de tentar entender o Homem para libertá-lo, não somente do cárcere imposto pela justiça, mas principalmente, do cárcere que aprisiona nossas almas e que impede que sejamos Homens civilizados e felizes.
No primeiro capítulo, o autor faz uma análise sobre o significado da toga: ela une os magistrados, acusadores e defensores, que mesmo, em posições diferentes e até opostas no processo penal, mas todos buscam um objetivo comum: a justiça e também a paz na sociedade, esta última, só pode ser alcançada depois da guerra “É necessário fazer a guerra para garantir a paz” e termina o capitulo assinalando a importância do processo penal para a educação de um povo.
No segundo capitulo, o autor fala do preso e lança sobre o delinquente um olhar muito humano e compassivo com a figura deste ser, visto por todos como animal mas que no fundo é