Miscibilidade De Liquidos
RELATÓRIO DE QUÍMICA
Miscibilidade de Líquidos e Densidade
AYRTON LUIZ FRANÇA MOTA,
CASSIO KENDY TANAKA,
WESLEY ALESSANDRO KOVALESKI.
CACAVEL
2013
1. Miscibilidade de Liquidos
1.1. Introduçao
Neste tópico abordaremos o metodo utilizado para definir a porcentagem volume por volume de etanol numa amostra de gasolina comercial.
1.1.1. Materiais utilizados
Becker de vidro com capacidade de 100ml
Proveta de vidro com capacidade de 50ml
Pissete plastico
Bastão de vidro
Aguá destilada
Gasolina comercial
1.1.2. Método utilizado
Primeiramente despejamos 20ml de gasolina em uma proveta de 50ml, em seguida ajustamos o menisco e adiscionamos mais 20ml de agua detilada. Agitamos a mistura durante mais ou menos dois minutos para que ocorrece a homogeneização e deixamos repousar.
1.1.3. Resultados
Após o repouso observou-se uma mistura bifasica (incolor + amarelada) sendo a incolor composta por agua mais alcoole e assim pudemos determinar a quantidade de alcool contida nesta amostra de gasolina. Que neste caso foi de 5ml ou 25%.
1.2. Conclusão
Concluimos que devido a miscibilidade dos liquidos e a mistura bifasica (Aguá+Alcool e Gasolina) através de um simples experimento (Decantação) podemos definir a quantidade de alcool na gasolina.
2. Densidade (Principio de arquimedes)
2.1. Introdução
Neste outro tópico apresentaremos resultados obtidos com base na relação massa por volume (densidade) entre substâncias sólidas e líquidas .
2.1.1. Materiais utilizados
Proveta de 100ml
Balança
Conta gotas
Bécker
Água destilada
Álcool etilico
Glicerina
Metais sólidos desconhecidos.
2.1.2. Método utilizado para determinar a densidade de materiais sólidos
Colocamos 50ml de água em uma proveta de 100ml. Simultaneamente pesamos o material sólido e anotamos sua massa, em seguida colocamos a amostra do material sólido na proveta, anotando o valor do volume de água deslocado. Assim com a massa e o volume conhecidos pudemos