Miriápodes
Chilopoda- centopeias
Diplopoda- piolhos-de-cobra
Pauropoda- miriápodes
Symphyla- sínfilos
02. Cite 4 características comuns a todos os miriápodes.
-A excreção ocorre pelos túbulos de Malpighi, mas nefrídios saculiformes (glândulas coxais) de função incerta.
-O coração é um tubo dorsal que se estende por todo o comprimento do tronco e apresenta um par de óstios em cada segmento, nas artérias ramificadas raramente estão presentes.
-O sistema nervoso típico de artrópodes não está fortemente cefalizado. Inclui um cérebro tripartido, conectivos circum-entéricos e um pequeno gânglio subesofágico. -Os sexos são separados, a fertilização é interna e a transferência indireta de espermatozóides por espermatóforos está amplamente desenvolvida.
03. Como é a respiração nos miriápodes?
É efetuada por um sistema de traquéias no qual os espiráculos geralmente não podem fechar.
04. Por que a maioria dos miriápodes necessita viver em um ambiente úmido?
Estes animais precisam evitar a perda de água, por isso em seu sistema traqueal os estigmas ficam fechados.
05 . Desenhe (ou cole uma figura) um representante da Classe Chilopoda e um da Classe Diplopoda, indicando os nomes de todas as estruturas de seus corpos.
Classe Diplopoda
Classe Chilopoda
06 . Quais são as diferenças básicas entre uma lacraia e um piolho-de-cobra? As diferenças são que os Quilópodes tem forcípulas (que inoculam veneno), Diplópodes tem antenas; Quilópodes são carnívoros, Diplópodes são herbívoros; Diplópodes são cilíndricos, Quilópodes são achatados; Quilópodes tem 1 par de patas por segmento, Diplópodes tem 2 pares de patas por segmento.
07. Quais são as adaptações para defesa de um quilópode?
No primeiro segmento (forcípulas) existe um par de garras que conecta com um ducto em uma glândula de veneno com as quais o animal injeta veneno em suas vitimas.
08 . No que consiste a