Mirelle
Escrever introdução aqui
1. HIV
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pertencente à classe dos retrovírus e é causador da AIDS.
Quando entra no organismo humano, o vírus pode ficar silencioso e incubado por muitos anos e não apresentar nenhum sintoma. Quando aparecem os primeiros sintomas é possível identificar a AIDS. O HIV age no interior das células do sistema imunológico (responsável pela defesa do corpo), fazendo com que o vírus faça parte do seu código genético.
Atualmente existem dois tipos de HIV: o HIV-1 e o HIV-2. Em todo o mundo, o mais comum é o HIV-1, mas ambos são transmitidos da mesma forma e causam AIDS. Uma das diferenças entre os dois, é que o HIV-2 é menos transmissível e seu período de incubação é maior.
O tempo médio entre a infecção pelo HIV e a manifestação da AIDS é de aproximadamente 10 anos para o HIV I e de 17 anos para o HIV II. Esse tempo poder ser consideravelmente mais curto em função da situação nutricional e/ou imunológica do indivíduo e o acesso a tratamentos eficazes.
2.1 CONTÁGIO
A transmissão do vírus HIV pode ocorrer das seguintes maneiras:
* Através do contato sexual sem preservativo * Transfusão de sangue contaminado * Da mãe para o bebê durante a gravidez ou na amamentação (transmissão vertical) * Reutilização de seringas e agulhas * Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Como ainda não há vacina ou tratamento que cure definitivamente a AIDS, é importante que todas as pessoas tenham atitudes preventivas para se evitar a doença.
É importante lembrar que uma pessoa infectada pelo vírus HIV ou que já desenvolveu a AIDS pode ter um convívio social absolutamente normal. Por isso nunca é demais destacar que não se contrai o vírus HIV das seguintes maneiras:
* sexo, desde que se use corretamente a camisinha * masturbação a dois * beijo no rosto ou na boca * suor e lágrima * picada de inseto * aperto de mão ou abraço