Miranda O ESTUDO DA CONSTRUc O DO HOMEM COMO SER INDiViDUAL
O ESTUDO DA CONSTRUÇAO DO HOMEM COMO SER INDIVIDUAL
Marília Gouvêa do Miranda
Professora. de Psicologia da Educação no Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás (UCG) e da
Faculdade e da Faculdade de Educação da universidade Federal de Goiás (UFG).
MIRANDA, M. G. . Psicologia do desenvolvimento: o estudo da construção do homem como ser individual.. Educativa, Goiânia/GO, v. 2, p. 45-62, 1999.
O texto propõe uma introdução ao estudo da Psicologia do Desenvolvimento, a partir da compreensão de que o ser em desenvolvimento é o domem tomado sempre como um ser em movimento, em permanente construção de si mesmo. Os aspectos considerados mais fundamentais para começar a compreender processo de desenvolvimento humano, são assim tratados: a integração homem e natureza, homem e relações sociais; a integralidade dos processos de desenvolvimento, ainda que seja possível diferenciá-los em algumas áreas: a noção de desenvolvimento como processo de construção permanente, como
Trabalho; os determinantes da evolução humana; a falsa oposição entre fatores naturais e sociais as noções preconceituosas sabre desenvolvimento e as fases da vida e seus significados sociais.
Palavras-Chave: Desenvolvimento Infantil; Psicologia do Desenvolvimento.
A Psicologia do Desenvolvimento estuda o processo de construção do homem como indivíduo, desde o seu nascimento até a morte. O homem nunca está pronto, acabado ou estático. Durante toda a sua vida ele está sempre se constituindo num processo pelo qual transforma a natureza, as suas condições de vida e, conseqüentemente, cria e recria a si mesmo e a sua espécie. O homem é, permanentemente, um ser em construção, como indivíduo particularizado ou como ser genérico.
A constituição do indivíduo é um processo contínuo e contraditório que deve ser apreendido, ao mesmo tempo, numa perspectiva de ruptura/continuidade e de igualdade/diferença. Nesse sentido, somos e não somos os mesmos que éramos há anos e