Mips
Historia e funcionalidades
ITALA ALVES MARIANO
UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sistemas de Informação
Resumo: Este artigo tem por objetivo explanar de forma simples e direta o conceito e funcionalidades dos processadores MIPS. Demonstraremos a estrutura logica e as peculiaridades deste.
1. Introdução
De inicio as instruções encaminhadas aos primeiros computadores eram feitas em impulsos eletrônicos ou linguagens de baixo nível, o que ocasionava perda excessiva de tempo e utilização ineficiente do hardware. Com o desenvolvimento de linguagens mais elaboradas, porem de médio a alto nível estas instruções também necessitaram de evolução, levando os projetistas da época a elaborar maneiras novas de recebimento e compartilhamento eficaz das informações pelo hardware.
Dentro dos desenvolvimentos de hardware da época era necessário programar algo eficaz, eficiente e com custo reduzido levando-os assim ao desenvolvimento da RISC - Reduced Instruction Set Computing, sua principal característica: conjunto de instruções o mais simples possível mas que sejam executadas rapidamente.
Nesta base logica foram desenvolvidos inúmeros processadores com o mesmo principio, como exemplo: * MIPS uma sigla para Microprocessor without interlocked pipeline stages,é uma arquitetura baseada nos processadores RISC da IBM, onde percebeu-se que as instruções enviadas aos registradores quando menores eram mais eficientes, isto implicava também no uso de uma maior quantidade de registradores pois estes eram mais rápidos que a memoria central.
2. Aplicações
Foi idealizada uma estrutura para melhorar a eficiência de hardware na qual as instruções são encaminhadas a uma maior quantidade de registradores, porem de maneira mais breve e simples. Os comandos são quebrados em múltiplas funções menores e encaminhados para processo pelos inúmeros registradores.
Projetos como esse são chamados de CISC, Complex Instruction Set Computing e o MIPS é um