Miopia em marketing
Miopia em marketing
A visão curta de muitas empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado, é o tema deste artigo - verdadeiro clássico da literatura especializada.
Theodore Levitt é professor de Administração de foi
atendida pelas próprias estradas de ferro. Elas
Empresas na Escola de Administração de Empresas dcr Universidade de Harvard. Autor de ntamerosos artigos sobre temas econômicos, políticos, de adtninistração de empresas e de marketing, inclusive deste premiado e célebre Miopia em Marketing, publicado na Harvard Business Review; ganhador, por quatro veies, do Prêmio McKittsey para artigos da Harvard Business Review; ganhador do prêmio da Academia de Administração de Empresas, atribuído aos mais importantes livros de negócios do ano, em 1972, corn Innovation in Marketing; ganhador do Prêmio John Hatrcok de Excelência em Jornalismo de .Negócios, em 1969; ganhador do Prêmio Charles Coolidge Parlin para "O Homem de Marketing do Atw", em 1970. Todo setor de atividade importante já foi em alguma ocasião um "setor de rápida expansão". Alguns setores que agora atravessam uma onda de. entusiasmo expansionista estão, contudo, sob a ameaça da decadência. Outros, tidos como setores de rápida expansão em fase de amadurecimento, na realidade pararam de crescer. Em todos os casos, a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é porque o mercado está saturado. )EJ porque houve uma falha administrativa.
deixaram que outros lhes tirassem seus clientes por se considerarem empresas ferroviárias, em vez de companhias de transporte. A razão pela qual erraram na definição de seu ramo foi estarem com o espírito voltado para o setor ferroviário e não para o setor de transportes; preocupavam-se com o produto, em vez de se preocuparem com o cliente. Hollywood por pouco não foi totalmente arrasada péla televisão. Todas as antigas empresas cinematográficas tiveram que passar por drástica