Miopia do Marketing
Theodore Levitt
A razão pela qual o crescimento é ameaçado, desacelerado ou interrompido não é que o mercado ficou saturado. É que houve falha na administração.
Ferrovias:
Definição incorreta de setor:
Supunham que seu negócio era o ferroviário e não o de transporte; “Voltada ao produto, não ao cliente” O que faltou às ferrovias não é oportunidade, mas um pouco da criatividade e da audácia administrativas que fizeram sua grandeza. Hollywood também definiu incorretamente seu negócio, achando que estava limitada ao negócio cinematográfico, quando na verdade este negócio faz parte de um muito maior: o de entretenimento.
Desdenharam da TV em vez de considerá-la um meio para expandir o negócio. Se tivessem se voltado ao cliente (oferecendo entretenimento) em vez do produto (fazendo filmes) talvez não teriam passado por dificuldades.
O que uma gestão amplamente voltada ao cliente pode fazer para manter um setor em crescimento crescendo mesmo depois que as oportunidades óbvias tenham sido exauridas? Isso explica o trunfo de empresas como a
DuPont e a Corning: Seu sucesso é devido não apenas à excelência do produto que oferecem, mas também à ampla orientação aos desejos do mercado – atenção a oportunidades de aplicação do know-how técnico em usos que satisfaçam o cliente.
Sombra da Obsolescência
! Para sobreviver, as empresas terão que traçar a
obsolescência daquilo que hoje é seu ganha pão (para que não se surpreendam e sofram com empresas de fora do seu ramo apresentando inovações antes delas)
! Exemplos: lavagem a seco, concessionárias de energia
elétrica.
! Não existe setor em crescimento – o que existe são
empresas organizadas para criar e capitalizar oportunidades de crescimento.
Ciclo do autoengano de expansão abundante e decadência despercebida – as quatro condições
! A crença de que o crescimento é garantido por uma
população em expansão e com maior poder aquisitivo;