Miocardiopatia alcoólica e miocardite
Heloisa Ruschel Bortolini
Isabel Linck Gomes
Raquel Cadoná de Souza
1 INTRODUÇÃO
O sistema cardiovascular desempenha papel essencial no organismo humano, bobeando o sangue e seus nutrientes para todas as partes do corpo. Entretanto, assim como sua importância, também são muitas as doenças que afetam esse sistema. Duas delas são a miocardiopatia alcoólica e a miocardite.
Ambas afetam o principal órgão desse sistema: o coração. Cada uma com suas causas podem ser fatais se não tratadas. A miocardiopatia resulta na dilatação das câmaras cardíacas, ocasionando incapacidade no bombeamento do sangue enquanto a miocardite é a inflamação do miocárdio, que pode levar a falência desse, e afeta o funcionamento de todo o coração.
2 MIOCARDIOPATIA ALCOÓLICA
A miocardiopatia alcoólica ou cardiomiopatia alcoólica é uma doença cardíaca que age no músculo cardíaco, o miocárdio, e tem como causa a ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcoólicas e geralmente se manifesta em homens entre 35 e 55 anos. O dano ao miocárdio pode ser causado pelo efeito tóxico do álcool, pela deficiência de tiamina (vitamina B1) resultante da má nutrição de alcoólatras ou pelos efeitos tóxicos de aditivos em bebidas alcóolicas, como o cobalto. O álcool afeta todo o corpo, mas um dos órgãos mais prejudicados é o coração, o que acarreta em um mal funcionamento desse. A miocardiopatia alcoólica, causada pela intoxicação por álcool, afeta e o coração e, consequentemente, pode causar falência em múltiplos órgãos, sendo, muitas vezes, fatal.
Essa doença ocasiona dilatação dos átrios e ventrículos, diminuição das contrações cardíacas e incapacidade de bombeamento de sangue. A consequência de todas essas disfunções é a insuficiência cardíaca congestiva. O inchaço das câmaras cardíacas pode resultar na cardiomiopatia dilatada e o consumo excessivo do álcool também pode causar outro tipo de cardiomiopatia, chamada isquêmica.
2.1 SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas