Minorias Reescrevendo
Este texto consiste em trazer ao leitor o entendimento das Minorias e seu Direito de viver. Com exemplos reais que ajudam a entender a realidade da opressão que as Minorias sofrem. Ao fim, há notas explicativas e fontes que são altamente recomendáveis para completa compreensão do texto e considerável complemento para domínio do assunto.
Minorias
Minorias são os grupos ou indivíduos que pertencem a um grupo diferente do grupo ou indivíduo dominante. Muitas são as definições e conceitos de minorias, porém, aqui está sendo considerada a definição mais ampla, minorias são os grupos que sofrem opressão e preconceito por causa de suas características diferentes. Essas características podem ser físicas, culturais, comportamentais ou qualquer outra característica diferente das demais pessoas dentro de um determinado estado.
Aqui está sendo considerada a definição de minorias no sentido coletivo por causa da importância de uma vida comum justa para todas as pessoas e o interesse maior é alcançar a paz coletiva e não individual, pois, o direito de uma vivência justa é para todas as pessoas e não para uma determinada pessoa privilegiada.
As minorias sofrem preconceitos e opressão por terem suas características diferentes da classe dominante, nem sempre são dados quantitativos que taxam determinados grupos oprimidos por serem minorias, mas, dados relacionados a características qualitativas. Por exemplo, mais de 50% da população brasileira hoje é negra, mas, o negro é considerado minoria qualitativa dominada por sofrer opressão e preconceito da minoria quantitativa das pessoas brancas; Nesse caso a minoria quantitativa é dominante e a maioria quantitativa é dominada, veja esse texto do Alex (http://papodehomem.com.br/racismo-e-normalidade-1/). As pessoas se referem a alguma pessoa negra, destacando uma característica física da pessoa: “Negão, negra, gordo, magro”. Essas referências são por causa de características reais que essas pessoas têm. O problema não é