Minorias psicologicas
Psicologia das minorias judias, e depois elaboração de uma psicologia dos grupos minoritários.
A partir destas elaborações que se dedicará a dinâmica dos grupos, campo de experimentação exploração da psicologia social.
Diferenciação entre o sentido de minoria do ponto de vista demográfico e da psicologia. Maioria para demografia é um grupo constituído pela metade mais 1. As Minorias Psicológicas
Maioria Psicológica: quando o grupo dispõe de estruturas de um estatuto e de direitos que lhe permita auto determinar-se no plano do seu coletivo, independente do numero ou da porcentagem de seus membros.
Minoria Psicológica: quando o destino depende da boa vontade de um grupo. Os membros que se percebem com menor, isto é não possuindo direitos totais, ou tento um estatuto completo, se reconhecem num estado de tutela, independente da porcentagem de seus membros em relação ao todo. Maiorias demográficas poder ser minorias psicológicas. As Minorias Psicológicas…
Caso da minoria judia – o problema judeu problema essencialmente social, um caso típico de minoria não privilegiada ou discriminada. O que existe em comum entre estes grupos minoritários? Não existem senão porque são tolerados, sua sobrevivência coletiva depende da boa vontade das classes privilegiadas.
O antissemitismo cada vez que se manifesta, tem por fundamento, a necessidade para a maioria de um bode expiatório. A ponte entre a minoria e a maioria quem faz é a minoria privilegiada, ela que consegue mobilizar e manipular para seus fins uma massa ou multidão cuja agressão canaliza contra uma minoria rejeitada.
A maioria sempre tem interesse em privar a minoria de todo direito e privilegiado.