MinistracaoFesta Das Luzes

528 palavras 3 páginas
NÃO É A MINISTRAÇÃO – É PARA VOCÊ SABER OCOMO COMEÇOU A FESTA DE RANUKA
Como surgiu essa festa?
Conta a história que o imperador selêucita, Antiochus Epiphanes (175-163 a.C.), conquistou o domínio sobre a região do Oriente Médio e investiu fortemente contra toda a região da Judéia, impondo os costumes, as tradições, a religião e o pensamento grego helenístico. Para os judeus, ele proíbiu a circuncisão, a observância do Shabat, todas as restrições de comida (Kashrut), e determinou que apenas porcos poderiam ser sacrificados no Templo. Ele mesmo, num gesto de desrespeito e profanação, oferece um porco como sacrifício a Zeus, no interior do templo, no Santo dos santos. Todos os utensílios do interior e exterior do templo são retirados, e o local passa a ser mais um templo do deus grego Zeus.
Certo dia, um oficial sírio ordenou que Matitiahu Ha Macabí (Matheus, o Martelo), cabeça de uma importante família de sacerdotes do Templo, oferecesse um porco no altar. Matitiahu, juntamente com seus cinco filhos, deram início a uma revolta judaica, matando o oficial sírio e todos os seus soldados. Sob a liderança de Matitiahu, outros judeus aderiram à revolta. Por oito anos, o exército dos Macabeus lutou pela libertação de Jerusalém e de Israel. Após a morte de Matitiahu, seu terceiro filho, Yehuda Há Macabí (Judá, o Macabeu), assumiu o controle da revolta e levou o exército dos Macabeus à vitória sobre o exército greco-sírio no ano de 165 a.C.
Livres, então, do domínio e da ocupação do exército greco-sírio, os macabeus deram início à purificação do Templo em Jerusalém. Recebendo de Deus essa vitória, e vendo a destruição do Santuário, os macabeus rasgaram suas vestes e lançaram-se em terra, clamando ao Eterno. Reconstruíram o altar, fizeram uma nova Menorá (candelabro), embora não de ouro, pois a antiga havia sido levada pelos sírios, e limparam a casa de Deus de toda contaminação. No dia 25 do mês de Kislev, no ano 162 a.C., eles realizaram, com grande celebração, a

Relacionados