MINIMO MÚTIPLO COMUM
Chave de Partida Suave (Soft-Starter)
Introdução:
Os motores assíncronos trifásicos de rotor em gaiola apresentam surtos de corrente e de conjugado indesejáveis quando operados em partida direta. Para facilitar a partida minimizando tais surtos, são usadas várias técnicas, como chave estrela-triângulo, chave compensadora, autotransformador etc.
De fato essas técnicas conseguem uma redução na corrente de partida, porém a comutação é por degraus de tensão. Entretanto, nenhuma delas se compara com o método de partida suave (que utiliza o equipamento denominado soft-starter). A figura a seguir permite comparar curvas de comportamento da corrente de partida para as técnicas mais usuais: Comparativo entre técnicas de partida
A popularização da tecnologia eletroeletrônica, bem como a crescente necessidade de sistemas confiáveis, incrementam a utilização de soft-starters. Ares-condicionados, refrigeração industrial e compressores são exemplos que utilizam esse equipamento, principalmente quando ligados a fontes de alimentação não-confiáveis ou fracas.
Uma chave soft-starter é um módulo eletrônico tiristorizado, para partida suave de motores de indução trifásicos do tipo gaiola. O módulo substitui as técnicas tradicionais como estrela-triângulo, chave compensadora e autotransformador. A chave soft-starter inicia a transferência gradual de energia para o motor, iniciando assim, suavemente a aceleração do mesmo, reduzindo os trancos e golpes nos componentes mecânicos e sobrecarga na rede elétrica durante a partida.
SENAI
Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial
1
Patrocínio:
ESCOLA SENAI “MARIANO FERRAZ"
Autoria:
André Luis Lenz andrellenz@hotmail.com Rua Jaguaré Mirim, 71 - Vila Leopoldina”
CEP: 05311-020 - São Paulo - SP
As chaves soft-starters são equipamentos de eletrônica de potência que consistem em elementos de comutação bidirecionais, compostas de pontes de tiristores (de quatro a
seis