Mini Projeto de eng. eletronica
ENGENHARIA ELETRICA (ELETRÔNICA)
RELATÓRIO DE PESQUISAS
Manaus, Abril 2014
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
Pesquisa realizada na intensão dos estudantes de circuitos eletrônicos da UNIP-AM, como proposta de engrandecer conhecimentos e para a formação de profissionais mais qualificados de engenharia elétrica eletrônica, orientado pelo Prof.
Manaus, Abril 2014
RESUMO
O relatório de pesquisa feito de amplificadores operacionais sobre seu, histórico, funcionamento, vantagens e principais utilizações trata-se de aprofundar conhecimentos mais abrangentes no campo da engenharia que futuramente possamos saber aplicar tais materiais em nossos futuros trabalhos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A pesquisa foi realizadas por artigos encontrados na internet, vídeos de professores e blogs de hoobistas de eletrônica. O conteúdo em geral é um resumo de diversas fontes no qual é bastante explorado o uso do amplificador operacional.
CAPITULO I
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
1.1 Introdução
O amplificador operacional é um integrado, no interior do qual existem uma quantidade bastante grande (mais de 30) componentes, envolvendo transistores, diodos, etc. Uma visão simplificada do que existe no interior do operacional, segundo uma divulgação da Texas Instrument , é apresentada na Figura 1 a seguir.
Figura
1.2 Histórico Os primeiros amplificadores operacionais foram desenvolvidos na era das válvulas termiônicas, onde eles eram usados em computadores analógicos. O amplificador operacional recebeu este nome porque foi projetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de uma outra quantidade. Esta é a base dos computadores analógicos onde os amp ops eram utilizados para realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, integração, diferenciação, e outras). Neste sentido, um verdadeiro amplificador