Mini Disjuntores
Um Mini Disjuntor é um dispositivo eletromecânico , que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto circuitos e sobrecargas elétricas. funcionamento
A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendoa imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Quando essas correntes elétricas se estabelecem muito acima do que os fios e cabos podem suportar, o disjuntor deve desarmar e interromper a condução de eletricidade, abrindo o circuito automaticamente. Esta ação ajuda a impedir, por exemplo, o início de incêndios, provocados pelo superaquecimento dos condutores. Após o seu desarme, o disjuntor pode ser reutilizado, basta ser rearmado depois de solucionado o problema. Essa possibilidade de rearmar foi um dos principais aspectos que levou à popularização doméstica desses dispositivos. Anteriormente, os fusíveis eram usados como os principais dispositivos de proteção nos circuitos elétricos.
Apesar de os dois atuarem a partir do mesmo princípio, que é a interrupção da condução de energia elétrica, os modos de atuação são bem distintos. O fusível, depois de disparado, funde e não pode ser reutilizado. O disjuntor, entretanto, pode ser rearmado e utilizado, em média, quatro mil vezes. Os minidisjuntores são, na verdade, disjuntores termomagnéticos.
É
muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais o disjuntor magnetotérmico ou termomagnético, como é chamado no Brasil.
São, ao todo, dois mecanismos com duas tecnologias distintas: um mecanismo é responsável por perceber a corrente de sobrecarga, por meio de lâminas