Mini curso dança criativa
CARGA HORÁRIA: 20 horas
LOCAL: ESCOLA EEPGAC
PERÍODO: 23 e 24 /06/2011
*
1. JUSTIFICATIVA
Atividade de dança criativa, educativa e recreativa que pretende, através de brincadeiras, jogos cantados e danças da cultura popular brasileira, incentivar a comunicação não-verbal pela exploração da carga expressiva e espontânea de cada movimento, permitindo uma identificação de seu conteúdo artístico, proporcionando um contato mais efetivo e intimista com a arte de dançar, de se expressar criativamente pelo movimento, além de mostrar noções básicas de trabalho musical e iniciação ao trabalho de instrumentalização alternativa.
Este mini-curso acredita, assim, estar desvinculando a dança de um certo academicismo que a torna inacessível à maioria das pessoas. O intuito é o de mostrar à clientela atendida que a dança não se resume apenas a formas conhecidas (estilos tradicionais como o ballet clássico, o flamenco, o jazz, por exemplo), mas pertence sim a um contexto expressivo e técnico maior que esse.
2. REQUISITOS PARA ACESSO
Acadêmicos e profissionais das áreas de Educação Física e Pedagogia.
3. COMPETÊNCIAS
O ser humano dança por uma necessidade interior, muito mais próxima do campo espiritual do que do físico; seus movimentos constituem, em definitivo, formas de expressar os sentimentos: desejos, alegrias, pesares, gratidões, respeito, temor, poder. Esse tipo de atividade em dança prioriza alcançar alguns objetivos junto aos participantes: 1. Desenvolver de forma geral sua capacidade criativa, através de improvisações dirigidas em dança; 2. Despertar sua sensibilidade e sua expressão artística/corporal pela manifestação de experiências/vivências do seu cotidiano, utilizando a comunicação não-verbal/linguagem do movimento. 3. Desenvolver e ajudar a elaborar trabalhos escolares que dependam de noções básicas de trabalho musical e contagens coreográficas. 4. Desenvolver e ajudar na