Mini Case Capi tulo 16
Arthur Muriel
a) A análise dos índices da SKI mostra que ela tem seguido uma politica relaxada de controle de ativos operacionais circulantes. A empresa possui um número relativamente alto de ativos circulantes operacionais em relação às suas vendas.
b) Uma política relaxada mas racional ocorre quando esta política é a opção ideal para que a empresa maximize os ganhos a longo prazo e consequentemente o valor da ação. Considerando que a empresa vem gerando EVAs negativos e, portanto, não está gerando valor, parece que o excesso de ativos circulantes operacionais na SKI é um sinal de ineficiência e não de uma política consciente.
c)
Portanto, o cash conversion cycle é:
CCC = 67,59 + 45,63 - 30,00 = 83,22
d) O caixa pode ser usado, e portanto reduzido, para:
Pagar dívidas
Fazer novos investimentos
Recomprar ações
Distribuir dividendos
e) Os gastos com depreciação não devem ser inclusos, já que a depreciação é um gasto que não afeta caixa, e o cash budget só preocupa-se com o fluxo de caixa da empresa.
f) Não é realista assumir que não haverá inadimplência por parte dos devedores da empresa. No cash budget, deve-se deduzir as perdas por inadimplência dos recebimentos de cada mês. O valor desta dedução será igual às vendas de 2 meses atrás (ou mais/menos dependendo dos prazos estipulados por cada empresa) vezes a porcentagem esperada de inadimplência (bad debt).
g) O cash budget de janeiro e fevereiro, que mostram um grande excesso de caixa sobre o valor alvo, assim como o baixo turnover of cash and securities, indica que a SKI está segurando muito caixa. Este caixa seria melhor utilizado em investimentos em ativos que trarão retorno para a empresa ou pagando credores e acionistas.
h) Empresas seguram caixa por estes principais motivos:
Ele é necessário para as transações de rotina e de precaução inerente à operação da empresa.
Ele é necessário para compensar bancos pelo serviço oferecido.
Poder oferecer descontos para