Minha vida de João
Resumo sobre o filme "Minha vida de João"
Assinar para acessar o trabalho completo
O filme é um desenho animado, que nos conta a história de um menino que vive em uma sociedade cheia de preconceitos, onde o leva a ter muitas dúvidas e questionamentos sobre o mundo em que nós vivemos, desde a sua infância até a fase adulta.
O pai um machistas em potencial, onde coloca todas as responsabilidades da casa e da educação do seu filho nas costas da mãe, praticando violência familiar e achando que mulheres nasceram somente para cuidar de casa, marido e filhos. A educação vivenciada por ele dentro da sua casa o fez ser também um homem machistas, onde a mulher é um objeto nas mãos dos homens, onde em certas situações ele se questionava se estava agindo certo ou errado, pois muitas vezes lembrava-se de situações vivenciadas em sua família pelo seu pai e sua mãe.
Todas as vezes que se sentia mal, lembrava-se do vaso de fores e corria para regar e a rosa que estava quase morrendo, voltava a viver, isso lhe simbolizava o amor, era o momento onde refletia e via que o amor era o melhor caminho.
A influência da familiar é muito forte na vida de João, ele enfrenta várias dúvidas na sua infância até chegar a vida adulta e tinha dificuldades em mostrar o seu amor e seu sentimento pelas pessoas devido a educação que teve, pois um homem não podia chorar, valores errados passado pela família. A dificuldade em lidar com situações como a sexualidade, a primeira experiência sexual e a gravidez da namorada, nos mostra o mundo machistas em que vivemos, onde o homem pode tudo.
O filme nos mostra uma série de questionamentos que devemos rever em nossa família, se estamos ou não passando valores certos ou errados ou até mesmo sendo preconceituosos.