MINHA TERRA TEM pALMEIRAS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O uso de plantas caseiras para a cura de doenças é muito usado pelas famílias desde há muito tempo. Isso acontece há muitas décadas atrás, pois antigamente não existiam medicamentos como, hoje em dia encontramos nas farmácias, e nos postos médicos. Essa técnica também foi muito usada pelos índios pois eles conheciam muitas ervas e plantas na mata.
Entre as várias plantas que podem ser usadas como medicamentos, esta a palmeira de babaçu, que depois de extraída produz alimentos com propriedades medicinais, bem como antiflamatórios.
2 DESENVOLVIMENTO
No Maranhão, o babaçu ficou muito conhecido em todo o Brasil, pelas famosas ‘’Quebradeiras de coco’’. Vários programas de TV por exemplo, já realizaram milhares de reportagens, mostrando a importância do trabalho delas.
Essas mulheres ganharam mais poder no mercado de trabalho depois que, foi sancionada a lei municipal do ‘Babaçu Livre’. Assim elas tiveram Direito de entrar nos terrenos dos fazendeiros, sem ter que pagar nada a eles.
Em seguida criaram uma cooperativa de quebradeiras de coco de Ludovico, onde elas produziam e vendiam seus artesanatos para uma empresa.
Logo o Sebrae criou o projeto da farmácia Fitoterápica. A Associação da farmácia verde e o Horto de plantas medicinais do Lago do Junco é formada por agentes de saúde, autoridades municipais da área de saúde e pessoas da comunidade, que administram o horto e a produção da farmácia.
Dentre os cursos oferecidos pelo Sebrae, houve o de associativismo para os integrantes da Associação da farmácia verde.
Na área econômica, o projeto, sendo Oriundo da demanda local, por meio da estratégia de desenvolvimento integrado, reuniu parceiros dos âmbitos municipal, estadual e federal, e estava em consonância com as políticas de