Minha Casa Minha Vida
Casas construídas com base em um sistema inovador constituído por painéis de paredes pré-moldadas de blocos cerâmicos, concreto e argamassa.
O uso de métodos não convencionais de construção tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, principalmente nas obras do Minha Casa Minha Vida. Mais de 80 mil unidades habitacionais já foram construídas por esse sistema, no qual o painel de parede é produzido em fábrica ou no canteiro de obras. A parede é moldada na horizontal, com blocos, concreto, aço e argamassa,sendo posteriormente içada e colocada na posição definitiva.
Segundo Mário Porto, coordenador da construtora que desenvolveu o sistema, a principal vantagem da utilização de paredes pré-moldadas com bloco cerâmico é a redução do tempo e custo da obra. “
Numa obra de 2.700 unidades, por exemplo, o tempo médio para entrega final é de 24 a 36 meses. No sistema de paredes pré-moldadas de blocos cerâmicos, o prazo máximo é de um ano. Outra vantagem é a utilização de mão de obra. No sistema tradicional, para este mesmo empreendimento, seria necessário pelo menos 2.500 pessoas, sendo 60% de mão de obra especializada (pedreiro, carpinteiro, serralheiro). Com o pré-moldado, a obra exige apenas 1.300 profissionais. Destes, 80% são pessoas com mão de obra treinada para executar o sistema. o uso de sistemas como o de paredes pré-moldadas de blocos cerâmicos gera benefícios financeiros e sociais. “Ganha-se na produtividade, pois temos melhor aproveitamento de equipamentos, e também no social, com moradia digna, melhoria de saúde, educação e redução da violência
Uso de estruturas metálicas
Os apartamentos padronizados adotam o aço como produto porque permite projetos estruturais modernos e arrojados. São estruturas de aço constituídas por vigas e pilares tubulares quadrados e retangulares. Além da alta resistência, qualidade e facilidade de soldagem, a utilização das colunas tubulares permite a redução do peso das colunas em aproximadamente 25%.
Outra