Minha Agenda 21
Esta Agenda 21 visa ser um guia de atitudes sustentáveis pessoais. É basicamente uma forma de ‘pensar globalmente e agir localmente’ de acordo com o que está ao meu alcance e de minha comunidade local.
Sabendo que a agenda 21 pode surgir em vários níveis, estabeleci metas baseadas nas áreas em que tenho reais condições de atuar e que está ao meu alcance, ou seja, as pautas abordadas derivam de áreas onde posso atuar como cidadã, indivíduo e transmissora de conhecimentos de maneira a evitar o utópico ou o irrelevante, ou seja, não estipulei nada tão fácil que seja insignificante de ser feito, nem nada tão complicado que eu não consiga fazer.
Os itens escritos em verde, são os que já tenho colocado em prática em minha casa e/ou vizinhança, e os demais, os que estão em caminho de ser colocado em prática ou ainda preciso implementar em minha rotina:
1. Ações de cidadania:
a. Conhecer a agenda 21 de minha cidade (Osasco, SP), me informar à respeito, e participar quando for possível.
b. Buscar implantar a separação de lixo em meu condomínio, e ajudar os moradores a compreenderem como funciona.
c. Me informar sobre descarte apropriado de pilhas, baterias e lixo eletrônico, bem como ajudar a informar adequadamente meus vizinhos de condomínio sobre como fazer isso, além de colocar em prática o recolhimento adequado de tais itens.
d. Votar conscientemente e monitorar o governo daqueles que forem eleitos (na medida do possível). Procurar candidatos que tenham soluções “verdes” ou uma visão mais ampla de conservação ambiental.
2. Ações para Transmissão de Conhecimento:
a. Educar minhas filhas para que elas entendam a importância de pensar nas próximas gerações que utilizarão nosso planeta.
b. Pensar em projetos de Educação Ambiental em meu condomínio. Formar uma pequena comissão que coloque pequenas ideias que fazem a diferença em prática.
c. Criar um blog ou página em rede social para difundir pequenas ideias que podem colaborar com o meio