MINERIO DE FERRO
Apesar de em seu nome conter o termo raro, o minério é mais abundante que a prata, ouro e platina -dados do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Ainda segundo o DNPM, a demanda pelos Elementos Terras-Raras vem se intensificando, devido ao uso diversificado em setores de alta tecnologia da indústria (catalisadores para refino de petróleo, veículos automotores, baterias para carros híbridos, imãs permanentes para motores miniaturizados, telas planas de televisão e de computadores, lasers, polimento de vidros, cerâmica).
Mais de 70% da produção mundial de matérias-primas de TR provêm de três países: China, EUA e Australia Em um mundo dependente de tecnologia de ponta e matéria prima barata, a China é o pais que mais exporta terras-raras, graças a união entre sua grande reserva ( 36,5% das reservas mundiais) e pela mão de obra no pais ter custos muito baixos.
OBJETIVO
O atual trabalho visa esclarecimento sobre as aplicações dos elementos de terras raras, objetivando suas propriedades mineralógicas tais como a verificação de suas propriedades e seus componentes. Direcionando para maior compreensão do mineral monazita.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista grande interesse econômico em torno dos minerais de terra raras, o tema se encere no contexto afim demonstrar propriedades de certos materiais especiais e seu uso em diferentes setores tecnológicos, caracterizando mineralogicamente o mineral monazita.
Por conter aproximadamente 95% de todos minerais de terras raras, junto com bastnaesita, escolhemos este mineral por já ter sido explorado no Brasil desde meados de 1940 ate 1992 e pouco aproveitado nos dias atuais; por ser uma associação mineral importante, porém não muito conhecido.
Trataremos de contextualizar o