Mineração
Esta produção textual levantará dados sobre o empreendimento Itinga Mineração LTDA ( Mina Fazenda das Abelhas), localizada no município de Itinga. A atividade predominante desse empreendimento é a lavra a céu aberto de extração de granito. Sua unidade de conservação é a bacia hidrográfica: rio jequitinhonha / Sub Bacia: rio Araçuaí.
O empreendimento possui autorização ambiental de funcionamento instruído com alvará para pesquisa mineral acompanhada da guia de utilização emitida pelo DNPM para a extração de granito.
A extração de granito ocorre a céu aberto com utilização de fio diamantado para o corte da rocha.
2 DESENVOLVIMENTO
A região localizada na faixa móvel Araçuaí contém rochas graníticas intrusivas em contato com a rocha biotita xisto de formação salinas. Na área de lavra a rocha encontra-se em meia encosta, dois cursos de águas delimitam o afloramento rochoso. A água utilizada no empreendimento, tem a finalidade de resfriamento do fio diamantado no processo de corte da rocha . Já a água utilizada para o consumo humano é captada em uma mina e armazenada em caixa de água, sem regularização ambiental.
Na área ocorre degradação visual causada pelas escavações e entradas de acesso decorrente da imposição de superfícies planas e alongadas no solo , pela abertura de áreas para construção de pátios de disposição de blocos, e pela presença de máquinas e equipamentos, que modificam a cor, textura e as formas naturais da paisagem, tornando a modificação na paisagem um considerável impacto visual. A operação de máquinas e a detonação de pequenas cargas explosivas, provocam um nível elevado de ruídos, sendo um fator de afugentamento da fauna , além de ser nocivo para os operários que devem utilizar equipamentos de proteção individual.
Outro impacto decorrente da atividade está relacionado com a disposição inadequado dos óleos e graxas utilizados no maquinário utilizado na frente de lavra.
O empreendimento em questão fica localizado em