Mineração
Professor: Nayara Monteiro
Palmas – TO
Outubro – 2013 Colégio Supremo de Palmas
Curso Técnico em Mineração
Chapa Bernold e Betão Projetado.
.
Trabalho apresentado pelos alunos, José Abílio e Leonilson a Professora Nayara Monteiro, da disciplina, Técnica de Lavra em mina subterrânea.
Palmas – TO
Outubro - 2013
Revestimento em betão recorrendo a chapas Bernold
Quando é feito o revestimento em betão recorrendo, na mina Subterrânea para sustentação do maciço rochoso, é de muita importância a colocação da chapa Bernold como base de cofragem e armadura do betão. A o risco de formações plásticas da do maciço não vai aparecer no momento e que começar a escavação da mina, mas no decorrer do tempo vão começar a aparece as más formações das rochas por causa da descompressão que ouve por causa da retira de material. Para ser o a execução da obra de revestimento da chapa Bernold e muito importando fazer uma fina camada de betão, assim vai ter mais tempo para fazer a obra de chapa Bernold. Utilizando um tipo de chapa nervurado, o sistema Bernold muitas vezes conseguiu atingir o objetivo esperando. As chapas são facilmente curvadas de modo a adaptar-se ao contorno da escavação.
Betão Projetado.
É muito usado e zonas de maior instabilidade, com uma ou duas camada de betão projetado. Sua aplicação e muito importante pois protege contra umidade ambiente onde contenha argila ou comportamento plástico, existe duas técnicas de aplicação; via úmida e via seca, a qualidade do betão projetado depende dos materiais usados e muito do processo de homogeneização da mistura, esta solução tem um inconveniente de exigir uma limpeza com muito cuidado do equipamento, ( bomba, tubagem e monitor), sempre que se para a operação por um tempo.
Quando e feito uma aplicação de camada de betão projetado este dever ser aplicado