Mineração de areia no brasil
A areia é um material finamente granular de partículas sedimentares entre 0,0625 mm e 2 mm de diâmetro, formada por fragmentos de rochas e minerais. A composição da areia é altamente variável, formada principalmente por sílica (dióxido de silício, ou SiO2) geralmente na forma de quartzo, mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações também variadas.
1.1 - FORMAÇÕES DA AREIA
A areia é substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, onde foram convertidas em granito. A areia é produto da desintegração mecânica através de agentes exteriores sobre rochas, que emergiram. O vento, a água, as geadas, a vegetação entre outros, provocam nas rochas erosão e desgaste ao longo do tempo, transformando-as em pedregulhos e areias, solos de partículas grossas, siltes partículas intermediárias e por último, as argilas, que são as partículas finas e formadas normalmente, pela decomposição química.
1.2 - CLASSIFICAÇÕES DA AREIA
O tamanho de areia, segundo a NBR 7211/83, divide-se, granulometricamente, em:
* * Areia muito fina (entre 0,15mm e 0,6mm); * Areia fina (entre 0,6mm e 1,2mm); * Areia média (entre 1,2mm e 2,4mm); * Areia grossa (entre 2,4mm e 4,8mm).
Na parte comercial a areia também é denominada de acordo com o grau de elaboração que apresenta. Sendo elas:
Areia bruta - que não foi beneficiada;
Areia lavada - areia que sofreu o processo de lavagem, propiciando sua limpeza;
Areia graduada - areia que obedece a uma classificação granulométrica estabelecida de acordo com a necessidade do mercado e disponibilidade estrutural do estabelecimento minerário. Quanto à composição