Mineralogia Básica
São elementos ou compostos encontrados naturalmente na crosta terrestre. São inorgânicos em contraste com os químicos orgânicos (constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênios típicos de matéria viva).
Muitos minerais têm composição quimica definida. Outros têm uma série de compostos onde um elemento metálico pode ser total ou parcialmente substituido por outro. Neste caso, temos dois minerais muito similares quimicamente e em muitas de suas propriedades fisicas, mas geralmente muito diferentes na cor e em outras propriedades físicas. Raramente uma propriedade física ou quimica identifica um mineral, em geral são necessarias muitas caracteristicas.
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Embora em sentido estrito o petróleo, o gás natural e outros compostos orgânicos formados em ambientes geológicos sejam minerais, geralmente a maioria dos compostos orgânicos é excluída. Também são excluídas as substâncias, mesmo que idênticas em composição e estrutura a algum mineral, produzidas pela atividade humana (como por exemplos os betões ou os diamantes artificiais). O estudo dos minerais constitui o objeto da mineralogia.
Propriedades físicas dos minerais
As propriedades físicas dos minerais resultam da sua composição química e das suas características