Minerais
Professor: João Silva
-
O que são minerais:
Como se formam os minerais
Características dos minerais
Propriedades físicas dos minerais
Propriedades químicas dos minerais
Fatores que alteram a composição, estrutura e constituição dos minerais (erosão, pressão,
Exemplos de minerais (composição, propriedades físicas e químicas)
Bibliografia (livro,wikipédia,nota positiva)
Mineral é uma substância natural formada em resultado da interação de processos geológicos e físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante, os dois são compostos por átomos de carbono)
Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas.
Também são excluídas as substâncias, mesmo que idênticas em composição e estrutura a algum mineral, produzidas pela atividade humana (como por exemplos os betões ou os diamantes artificiais).
O conceito de mineral é de difícil definição, existindo, por vezes, questões de ambiguidade relativamente a determinados materiais. Contudo, atendendo aos nossos objetivos, podemos considerá-los geologicamente como: corpos sólidos com estrutura cristalina, naturais, inorgânicos e com composição definida e variável dentro de certos limites. Estes podem ser formados em resultado da interação de processos geológicos em ambientes geológicos e podem ser classificados, não