Minerais
Calcite
A calcite é um mineral que faz reação ao ácido, tem dureza 3 na escala de Mohs, tem cor, normalmente, incolor ou branca, mas pode ter mais cores. É um mineral com clivagem perfeita e brilho vítreo. Tem traço branco. A calcite pode conter imensas impurezas, essas tonam o mineral de cor diferente da original, por isso é um mineral com “mil cores”.
Diamante
O diamante tem dureza 10 na escala de Mohs, ou seja, risca todos os outros minerais que tenham dureza inferior a 10. Este mineral tem cor variada e tem clivagem. É um mineral muito precioso, e raro. Tem brilho adamantino. O diamante é chamado de “pedra profunda” por ser um dos poucos minerais que tem origem a mais de 100km do solo terrestre.
Rubi
O rubi é uma pedra preciosa de cor vermelha, podem ser fabricados artificialmente, mas valem muito menos do que os naturais. Tem dureza 9 na escala de Mohs. O rubi foi utilizado para fazer o primeiro lazer. O maior rubi estrela do mundo é o Rajaratna, que pesa 495 g. A rubi era considerada a gema dos reis e quem a possuía tinha as seguintes qualidades: liberdade, qualidade, dignidade e poder divino, por esse motivo era muito utilizada nas coroas dos reis.
Rosa do deserto
A rosa do deserto é um mineral que se forma no deserto e cresce com as tempestades de areia em forma de pétalas de flor. A cor depende da cor da areia. Tem traço branco e lamina-se de forma perfeita. Tem dureza 1 na escala de Mohs. Este mineral foi descoberto pelos povos nómadas do deserto do Sara, quando as caravanas paravam nos óasis os camelos urinavam com tanta força que destapavam as rosas do deserto que estavam por baixo da areia. Durante muito tempo julgavam que o mineral era criado com a urina dos camelos..