Minerais e Rochas
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO
CURSO ENGENHARIA CIVIL
AUGUSTO CASTRO
GUSTAVO CARDOSO
KENNEDY ALTAMIR
MICHAEL CRUZ
ROMULO CESAR
WALBER OLIVEIRA
RELATÓRIO DE MINERAIS E ROCHAS
BOM DESPACHO
2014
AUGUSTO CASTRO
GUSTAVO CARDOSO
KENNEDY ALTAMIR
MICHAEL CRUZ
ROMULO CESAR
WALBER OLIVEIRA
RELATÓRIO DE MINERAIS E ROCHAS
Atividade apresentada à disciplina Fundamentos de Geologia, ministrada pela Prof.(a) Silvana Ribeiro Liporaci, no 3º período do Curso de Engenharia Civil – Faculdade de Educação de Bom Despacho / Instituto Bomdespachense Presidente Antônio Carlos – FACEB/IBPAC.
BOM DESPACHO
2014
MINERAIS
Alguns conceitos básicos:
Mineralogia - É a ciência que estuda os minerais.
Mineral - É toda a substância inorgânica, de ocorrência natural, com composição química definida e que possui estrutura cristalina tridimensional ordenada.
Cristal - É quando o mineral se apresenta com formas geométricas naturais, circundadas por superfícies planas e polidas, as quais são a expressão externa do arranjo regular interno dos átomos e íons.
De uma maneira geral os minerais podem se formar por: resfriamento magma, resfriamento de soluções ou gases magmáticos, evaporações de soluções salinas, reações entre substâncias e intemperismo.
Para a identificação de mineral, dispõem-se de vários processos, por meio dos quais se pode determinar seja a estrutura cristalina seja a composição química. Entre esses métodos podem ser citados: cristalografia, por difração de Raios X, microscópica, cristalográfica, conjugados com análise química. São, todavia, processos requintados, demorados e dispendiosos. Para o reconhecimento dos minerais mais comuns que entram na composição das rochas, existem elementos mais simples, os quais dependem das suas propriedades físicas e químicas. Os minerais já estudados cristalograficamente tem suas