mineracao
Mineração subterranean
Há um conjunto de túneis, galerias e escoras dentro das minas;
Pessoas que trabalham por um período de tempo contraem a “doença do pulmão negro”, por causa da aspiração do carvão;
Alguns tipos de acidentes dentro das minas subterrâneas pode ser fatal, como um desmoronamento, vazamento de água, um escapamento de gás ou uma explosão.
Mineração de superficie
Funciona explodindo montanhas e usando cianeto para separar o ouro das pedras em um processo o lixiviação por cianeto.
Utilizasse milhões de metros cúbicos de água por dia, que são contaminados por substâncias tóxicas e metais pesados. Os reservatórios desta água altamente contaminada muitas vezes têm vazamentos e o perigoso líquido acaba atingindo rios e curso de água.
Para entender as terríveis consequências da mineração a céu aberto, e o quanto ela é perigosa para a população e degrada o meio ambiente, basta olhar para a mina encravada na cidade de Cerro de Pasco, no Peru.
Apesar de não ocorrer a doença de pulmão negro nesse tipo de mineração, ocorre a destruição da beleza natural do local e prejudica na poluição;
Com a retirada de terra, a mesma fica acumulada perto de rios, e grande quantidade é levada pelas correntesas, deixando as águas contaminadas.
Sem contar que resulta em correntes de lama e destruição de terras e bens de terceiros.
Quase 300 mil quilos de resíduos para um quilo de ouro. Isso significa que 99,99967% da mineração de ouro era puro descarte, obrigatoriamente disposto em algum lugar.
Mesmo o minério de ferro que apresenta um maior rendimento, tem o metal em menos da metade da sua massa. Embora 40% tenham sido aproveitados como matéria-prima, 2 bilhões e 113 milhões de toneladas foram descartados. Outros metais, como alumínio, chumbo ou prata, oferecem igualmente pequenos percentuais de aproveitamento no minério.
Lugares com intenso grau de degradação ambiental
A Bacia do Rio Araripe, na fronteira comum de Pernambuco com o Piauí e o