Mindfulness e Gestalt-Terapia
Resumo
O presente artigo propõe-se a estudar a história e semelhança entre os conceitos de mindfulness e awareness. Também se propõe a discutir como a técnica denominada meditação mindfulness poderia servir de auxílio terapêutico na Gestalt Terapia, propiciando mais uma ferramenta para auxiliar o cliente no processo de desenvolvimento de awareness e ampliação do contato.
Palavras-chave: awareness, mindfulness, gestalt-terapia
Abstract
The following paper proposes itself to study the story and resemblance between the concepts of mindfulness and awareness. Also it proposes to discuss how the technique named mindfulness meditation could help for terapeutic purposes in Gestalt Therapy, been another tool to help clients in the process of developing awareness and increasing contact.
Key-words: awareness, mindfulness, gestalt-therapy
Introdução
Os conceitos de awareness e mindfulness tem definições muito semelhantes e em alguns casos praticamente idênticas. Ambos são usualmente definidos como aumentar o reconhecimento dos eventos percebidos pelas consciência no presente momento. O presente trabalho propõe-se a estudar a origem de ambos os conceitos, questionar se há influência teórica de algum sobre o outro, definí-los adequadamante dentro de seu contexto terapêutico e propor a meditação mindfulness como mais uma possível ferramenta para o Gestalt Terapia. A Gestalt Terapia, em sua história, surge através de influências que vão desde a fenomenologia de Husserl e Buber, existencialismo de Heidegger, a teoria da Gestalt de Kurt Lewin, a psicanálise de Reich, bem como o psicodrama de Moreno, como nos mostra Ginger (1995, pg. 34). Dessa maneira, desde seu princípio a Gestalt Terapia foi uma teoria dinâmica, sempre aberta a contribuições. É nesse espírito que o presente artigo sugere uma possível influência do Zen Budismo na concepção de aqui-e-agora da Gestalt Terapia, visto a similaridade dos conceitos de