milho bt
São aqueles que possuem em seu genoma um ou mais genes provenientes de outra espécie ou da mesma, desde que tenham sido modificados e/ou inseridos por meio de técnicas da engenharia genética. Todos os organismos vivos são constituídos por conjuntos de genes, que determinam suas características e definem as espécies. No entanto, por meio da biotecnologia, plantas, animais ou microrganismos podem ter sua composição genética modificada em laboratório, rompendo a barreira natural do cruzamento sexual que separa as espécies.
O que é milho transgênico com o gene do Bt, ou milho Bt?
É o milho geneticamente modificado, no qual foram introduzidos genes específicos da bactéria de solo, Bacillus thuringiensis, que promovem na planta a produção de uma proteína tóxica específica para determinados grupos de insetos.
O milho Bt controla todas as pragas da lavoura de milho?
Não. As toxinas produzidas pelo Bt são específicas para determinados grupos de insetos.
Como a toxina do Bt age no controle de lagartas?
A bactéria Bacillus thuringiesis possui em seu genoma uma classe de genes chamados cry, que produz na sua célula proteínas que são tóxicas para grupos específicos de insetos. Essa especificidade está relacionada com a atividade das toxinas entre os receptores no intestino médio do inseto.
Quais genes oriundos do Bt estão incorporados no milho?
Para resistência a pragas na cultura do milho, destacam-se os eventos que expressam as toxinas Cry 1A(b) e Cry 1F, com atividade sobre os lepidópteros, e o Cry3Bb1, para o controle de coleópteros (larvas de Diabrotica spp.). Mais recentemente, foi liberado (Cry1A.105 e Cry2Ab2), que representa uma segunda geração de milho transgênico resistente a insetos, pois produz simultaneamente duas proteínas derivadas do Bacillus thuringiensis, ativas contra lagartas-praga.
Quantos eventos de milho Bt estão registrados no Brasil e quais suas pragas-alvo?