Milenarismo
Milenarismo é crença de que haverá no futuro, um período dourado de 1000 anos que será regido por um governo divino. Há milenarismo entre os cristãos, principalmente evangélicos, muçulmanos, entre os místicos, entre espíritas e diversos outros.
Só há um problema, em todos os casos, o tal Milênio só ocorrerrá após um evento devastador que se abaterá sobre a Terra, o Apocalipse.
Milenarismo pode ser definido como movimento social, geralmente de caráter religioso, que acredita em algum tipo de salvação total, coletiva e iminente de origem sobrenatural.
O termo "milenarismo" deriva da palavra em latim millennium (mil) e tem origem no livro das Revelações do Novo Testamento, especificamente em uma visão de São João na qual Jesus Cristo voltará à Terra para um reino de mil anos -o millennium.
De tradição protestante, o milenarismo religioso encontra-se mais forte em igrejas como a Adventista e a Testemunhas de Jeová, embora também apareça no judaísmo, no budismo e no islamismo. Por acreditar na vinda de um messias -Cristo, por exemplo-, o milenarismo pode ser usado como sinônimo de messianismo.
No Brasil, o movimento milenarista mais conhecido foi o de Canudos, comandado pelo líder religioso Antônio Conselheiro. Ele e os seus seguidores acreditavam na proximidade do Julgamento Final e esperavam a vinda de um messias, do qual Conselheiro teria sido seu profeta. A profecia mais conhecida de Conselheiro -"o sertão vai virar mar, e o mar vai virar sertão"-