miguel
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA: APRESENTANDO: A APOLOGIA DE SÓCRATES POR PLATÃO
ITURAMA
2012
MARIA DE FÁTIMA SIQUEIRA BÁCOLI
APOLOGIA DE SÓCRATES
Trabalho didático da disciplina FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA, do curso de Direito da FAMA, sobre orientação do professor: Claudio
ITURAMA, 2012
Questões sobre a apostila:
Como a dialética de Sócrates contribui para o operador do Direito: O método dialético contribui para que o operador do Direito houvesse mais dialogo para a descoberta da verdade. A hermenêutica jurídica tem ganhado novos contornos desde o século passado quando os estudiosos perceberam as insuficiências das tradicionais ferramentas de interpretação. O jurista seja ele juiz, promotor, advogado, consultor, legislador, ou estudioso do direito usa habitualmente a lógica em suas sentenças, petições, recursos, mas nem sempre a faz de forma plenamente consciente.
A logica jurídica não se contenta em apenas ser um transplante da regra de lógica formal. Assume contornos que superam a lógica da demonstração formal do raciocino analítico Aristotélico com isso vem alcançando a logica de argumentação do raciocino onde utiliza os instrumentos da dialética para convencer o juiz da pertinência das teses. Usa-se o método dialético para descobrir a verdade quando já a conhecemos ou seja simplesmente um modo de ater-se a mente humana nos processos cognitivos.
Qual a concepção de justiça presente no texto. “Apostila de Sócrates” de Platão:
Para estes pensadores a justiça é a morte por que considera isto como a única verdade