Migração
IMIGRAÇÃO: Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.
Causas
A imigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos ou políticos. Foi o principal motivo dos movimentos migratórios ocorridos da Europa e da Ásia para as Américas no século XIX e também no início do século XX (muito embora houvesse também o interesse na entrada de imigrantes, por razões demográficas ou para o "branqueamento" de sua população, por parte dos países de acolhimento). Esse processo também pode ser incentivada por governos de países que queiram aumentar o tamanho e/ou a qualificação de sua população, como ainda fazem, por exemplo, o Canadá e Austrália desde o século XX.
Por que as pessoas migram?
As pessoas migram por diferentes motivos. Estes motivos podem ser econômicos, sociais, políticos ou ambientais.
MIGRAÇÃO ECONÔMICA Quando a pessoa se muda para encontrar trabalho ou seguir uma carreira específica.
MIGRAÇÃO SOCIAL Quando a pessoa se muda para ter uma qualidade de vida melhor ou para estar perto de familiares ou amigos.
MIGRAÇÃO POLÍTICA Quando a pessoa se muda para escapar de conflito ou perseguição política, religiosa ou étnica.
MIGRAÇÃO AMBIENTAL Algumas causas deste tipo de migração são os desastres naturais, tais como inundações ou secas.
O impacto no lugar deixado pelo o migrante
VANTAGENS
A migração alivia a pressão populacional e reduz o desemprego, o que diminui a pressão na economia local ou nacional. Ela também reduz a demanda pelos