migração pendular
Migração pendular é um fenômeno que esta muito presente na atualidade dos brasileiros, e ocorre devido a busca constante por conquistas pessoais e capacitação profissional. As condições que levam as pessoas a migrar podem ser diferentes, desta forma podemos concluir que a migração é um fenômeno histórico e social. E é por essas razões que tantos jovens migram de suas cidades de origem para poderem estudar, e assim alcançarem um diploma de nível superior, onde buscam melhores condições para si e sua família. Esse tipo de migração tem um tempo e duração definido e ocorre devido a necessidade de deslocamento que as pessoas precisam para poderem estudar ou trabalhar.
A capacitação profissional é simbolizada pela independência financeira e conquista de sonhos que são desejados desde a infância desses estudantes.
Ao falar em Migração Pendular Estudantil, (NOGUEIRA, Caroline Scheffer, 2012) afirma que fala-se sobre a apropriação do território devido a busca por uma melhoria na qualidade de vida retratada pelo período de formação acadêmica, onde jovens procuram Instituições de ensino Superior para obter qualificação profissional e assim posteriormente tomarem seu lugar no mercado de trabalho. Muitas vezes esses estudantes migram de suas cidades de origem para outras cidades apenas para estudar, e após o período universitário partem em busca de novas expectativas de vida, tem um tempo de permanência estabelecido, quando ocorrem diariamente levam em conta ainda o tempo gasto na locomoção. Cascavel recebe todo ano cerca de 15 mil estudantes, formando-os e qualificando-os profissionalmente e ainda, o município oferece oportunidades de empregos, estágios na área de formação dos estudantes, fazendo com que facilite sua inserção no mercado de trabalho.
O ser humano só se submete a algum tipo de mudança conforme o que motiva fazê-la, no caso da migração pendular estudantil a razão é a realização de um curso superior.