Migração Pendular
Manuella Santos Almeida
Discente do Curso de Bacharelado em Geografia – UESC
Resumo:Em Busca de oportunidades de emprego e educação universitária, com enfoque para um futuro melhor e estimulado pelo mundo capitalista, os moradores de Coaraci-Ba migram diariamente em um processo de ida e vinda (migraçãopendular) para a cidade de Itabuna-Ba. Essa migração pendular representa à falta de desenvolvimento da cidade de Coaraci, dando destaque a cidade de Itabuna que se representa como polo educacional e industrial da região cacaueira.
Palavras-chave:Educação; Emprego; Migração; Oportunidades; Desenvolvimento; Coaraci; Itabuna.
1. INTRODUÇÃO
O movimento da população é característico da essência humana, que sempre busca novos ambientes, que lhe proporcionassem melhores oportunidades. Com base nessa mobilidade dos grupos humanos, o presente artigo tem o interesse em mostrar os motivos que levam os moradores da cidade de Coaraci para Itabuna.
A cidade de Coaraci- Ba está localizada a 56km de Itabuna, por ser uma cidade de pequena estrutura não oferece grandes oportunidades de trabalho e educação, levando a uma migração pendular para Itabuna, que é uma cidade de porte maior, que oferece maiores oportunidades na área.
A informação sobre o deslocamento domicílio/trabalho/estudo constituem importante referencial pra o analise do estudo geral da população necessitada de tais recursos.
Hoje, verifica-se que essesdeslocamentos ocorrem entre distâncias cada vez maioresentre a origem e o destino, revelando o avanço do processode ocupação do espaço das aglomerações urbanas. As centralidades dessas áreas tornam-se nítidas e permitem aidentificação de processos seletivos de uso e apropriaçãodo espaço, com segmentação dos locais de moradia e detrabalho.
Neste artigo, levamos em conta a ideia de medir os deslocamentos da população de Coaraci como uma modalidade de movimento pendular, permite a apreensão