Migração dos Chineses do campo para a cidade.
1-No seu entender, a migração dos chineses do campo para a cidade, é benéfica para a própria China? Por quê? E para o Brasil? Por quê?
2-Tendo como base a “notícia” do governo chinês de que realmente transferirá aproximadamente 300 milhões de pessoas do campo para a cidade, se você possuísse uma empresa que atende a China no ramo de alimentação, pensaria em investimentos para aumentar a sua demanda/produção? Caso responda positivamente, como faria isso? Caso responda negativamente, explique o porquê.
3-Fazendo uma observação administrativa, a tendência de o PIB Chinês encolher nos próximos anos é grande. Eles mesmos estão admitindo. Você acredita que esse encolhimento possa ser “viral”?
4-Qual a sua previsão, ou qual cenário você percebe para os negócios bilaterais firmados entre Brasil e China para os próximos anos?
1- Sim, pois se as pessoas que moram na cidade realmente consomem mais, conforme diz no artigo, após a migração dos chineses, do campo para a cidade, haverá maior consumo, mais produção e um maior giro de capital, o que é bom para o crescimento do país, pois reflete no PIB.
Para o Brasil acredito que pode ser bom para alguns setores, commodities, por exemplo. Para outros pode não ser tão bom, tudo depende das medidas que o governo irá tomar em relação aos impostos de produtos importados por exemplo, pois se esses chegarem ao mercado brasileiro muito abaixo dos preços praticados aqui, com certeza irá afetar os setores dos mesmos.
2- Seria necessário pesquisar o quanto a China produz atualmente e quanto irá produzir, ou deixará de produzir, caso aconteça a transferência dessas pessoas do campo para a cidade. Caso a China necessitasse aumentar a importação para suprir a demanda, investiria sim no crescimento da empresa, em tecnologia, treinamento, mão de obra, ..., visando aumentar o faturamento da empresa.
3-