Migração de povos
Os bascos são considerados o grupo étnico e estão distribuídos em territórios da Espanha e da França. O movimento principal de reivindicação de autodeterminação basca é feito junto ao governo da Espanha. Os bascos foram mais duramente atacados na Espanha, palco da Guerra Civil Espanhola e ditadura do general Franco, que chegou a proibir o uso da língua basca.
Uma nova constituição foi aprovada, criando o Estatuto da Autonomia, que concedia mais direitos aos bascos, como ter seu próprio parlamento, mas não a soberania. o ETA rejeitou o Estatuto e se manteve na luta armada terrorista e, com isso, perdeu muito apoio de suas fileiras.
Povo curdo
O povo curdo descende de tribos de pastores. Os curdos foram islamizados devido à expansão territorial dos árabes muçulmanos. As regiões habitadas pelos curdos estiveram ocupadas pelo Império Turco-Otomano, que entrou em declínio depois de sua derrota na 1 Guerra Mundial.
O fim do Império Otomano poderia ter favorecido o surgimento de um Curdistão livre e soberano, mas a descoberta de importantes jazidas de petróleo no território ocupado pelo povo curdo levou as potências capitalistas a vetarem isso.
Fundamentalismo
O fundamentalismo também existe nas religiões cristãs. A intolerância do fundamentalismo cristão é direcionada a outras religiões, mas também pode discriminar mulheres. A manifestação do fundamentalismo, não se circunscreve às religiões. Esse problema é relacionado a tendências intolerantes, que podem ser encontradas em outras esferas da vida humana.
Questão Palestina
A palestina foi ocupada por diferentes povos, entre as razões que motivaram os judeus a ocupara, a Palestina e nela formarem um estado próprio estão o Holocausto nazista da II Guerra Mundial e o movimento sionista. A Palestina foi escolhida como área de ocupação do Estado por justificativa das escrituras sagradas israelitas.
Para solucionar esse conflito, a ONU votou uma decisão autorizando a instalação de Israel na