Micrômetro
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Colegiado do Curso de Química
CET 666 – Física II- 2013.1
Docente: Anderson Mol
Micrômetro
Discente: Ingrid B. B.
Abril de 2013
Ilhéus –Ba
1 – Resumo
Nesta experiência realizaram – se medições a partir de uma amostra com cerca de 500 palitos de madeira, para isso foi usado um instrumento de medição conhecido como micrômetro. Os dados coletados foram dispostos nas tabelas e histogramas onde foram calculados á média da amostra, o desvio padrão, os intervalos e freqüências observadas além do cálculo de incerteza da média.
2 – Introdução
O Micrometro foi apresentado pela primeira vez por Jean Louis Palmer com o intuito de requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitoumedições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro.De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer.
O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo.
Desse modo, dividindo-se a “cabeça” do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passado parafuso. A imagem a seguir mostra os componentes do micrometro.
Entre eles é possível observar e ter conhecimento dos principais como por exemplo, o arco que é constituído de aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar as tensões internas, o isolante térmico, fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
O fuso micrométrico é construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca.
As faces de medição