Microvlar
1) Que problemas de administração estão retratados neste caso? Faça uma relação dos problemas que ocorreram, identifique o problema principal e estabeleça as relações de causa e efeito entre eles.
Por se tratar de uma empresa Farmacêutica e a distribuição do anticoncepcional Microvliar a 3° droga mais vendida no Brasil, o primeiro problema vem na falta de segurança na produção, nos prestadores de serviços, e nas empresas que presta o serviço de descarte.
O principal problema que podemos captar no texto foi à falta de ética da Shering em não se pronunciar ou até mesmo averiguar o caso desde o recebimento da primeira carta anônima onde dizia que a composição da pílula tinha sido alterada.
2) Teria sido possível evitar esses problemas? Como?
Sim, se a Shering tivesse tomado as devidas providências junto aos órgãos legais e das pessoas prejudicadas também.
3) O que deveria ter sido feito para corrigi-los?
Em primeiro plano identificar os estabelecimentos e lotes que estavam com a irregularidade, tirar esse produto de circulação, acionar as autoridades sobre o ocorrido e prestar o devido auxilia as pessoas prejudicadas.
4) Será possível criar um sistema de decisões programadas para evitar que esses problemas se repitam?
Creio que não, pois antes que se crie um sistema perfeito ele sempre passa antes pelas mãos de uma pessoa.
5) Que estratégias de comunicação você, como novo presidente da Schering do Brasil, adotaria para recuperar a imagem institucional desgastada pelo problema?
Informaria em primeiro plano toda a ajuda prestada as pessoas que foram prejudicadas, passaria a informar o novo processo do produto como um todo, desde a produção até a entrega final e se for o caso apresentar novas parcerias.
6) Avalie a conduta da Schering do ponto de vista da ética?
Na verdade não existiu ética por parte da Shering que