microscópio
Trabalho elaborado pela acadêmica,Irami Peres Cenci Biasotto,matriculada no curso de Licenciatura em Ciências Biológica da UNEMAT pelo sistema universidade aberta do Brasil (UAB) com exigência parcial da disciplina Biologia Celular,ministrada pelo professor Anderson de Oliveira Souza.
SORRISO
OUTUBRO/2013
IRAMI PERES CENCI BIASOTTO
MICROSCÓPIO
INTRODUÇÃO
O microscópio foi inventado em 1590 por Hans Janssen.
Foi utilizado pela primeira vez por Antonie Van Leeuwenhoek, na época o microscópio era menos sofisticado pois possuía apenas uma única lente pequena e quase esférica.
Com o passar dos anos foram criados novos modelos e com uma tecnologia bem avançada.
Existem vários tipos de microscópio vejamos alguns deles:
Microscópio simples: Possui uma lente simples ou um sistema de lentes centradas não permitindo uma ampliação dos objetos superior a 50x. Ex. lupa.
Microscópio composto: É formado por mais de um sistema de lentes a sua imagem é determinada por uma onda de luz que é utilizada na amostra e pelas propriedades físicas delas mesmas podendo assim considerar os seguintes tipos:
Microscópio comum: Ele contem um componente mecânico que suporta e permite controlar um componente óptico que amplia as imagem.
Microscópio ultra violeta : A radiação utilizada é a ultra Violet pois permite melhorar o ambiente de resolução sua óptica é constituída por lentes quartzo já que esse vidro não transmite este tipo de radiação.
Microscópio de fluorescência : Ele permite que nós observe microorganismo capazes de fixar substancia fluorescência devido a luz UV faz com que quando jogamos as partículas a emissão de luz visível podemos observar os microorganismo brilhar em fundo escuro.
Microscópio de fundo escuro: Ao examinar os corpúsculo eles são fortemente iluminados por feixes luminosos que penetram