Microscopia
Data:17/08/2014
Turma:83433
MICROSCOPIA
1-INTRODUÇÃO
Objetivo:
Estudar e conhecer células animais e vegetais, analisar sua estrutura como o núcleo e citoplasma e também sua organização.
Importância:
A célula é a unidade estrutural dos seres vivos, por isso é importante estudá-la, para que possamos também estudar todo corpo humano.
Conteúdo abordado:
A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam. As formas mais simples de vida são organismos unicelulares, existem também seres pluricelulares. De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: eucarióticas e procarióticas. As células procarióticas são geralmente independentes, enquanto que as células eucarióticas são frequentemente encontradas em organismos multicelulares.
A descoberta da célula está intimamente ligada à invenção do microscópio, devido às suas dimensões extremamente reduzidas é impossível visualizar a maior parte das células a olho nu. Em 1590 Jansen inventou o microscópio, 75 anos mais tarde Robert Hook fazendo uso deste magnífico utensílio examinou cortiça e introduziu o termo "célula". Os estudos continuaram e os microscópios foram sendo gradativamente aperfeiçoados. Com isso, obtiveram-se imagens cada vez mais nítidas do mundo microscópico, que permitiam observações e descrições mais rigorosas. Em 1838, o botânico alemão Mathias Schleiden (1804 - 1881) concluiu que todas as plantas eram constituídas por células. Um ano depois, o zoólogo Theodor Schwann (1810 - 1882), também alemão, chegou à mesma conclusão em relação aos animais. Essa generalização proposta por Schleiden e Schwann ficou conhecida como teoria celular:todo ser vivo é constituído por células.
2-MATERIAL/ MÉTODO
Microscópios
Vidro de relógio
Lâminas